Zezé, Luciano e Nelson Motta


Dia 23 de dezembro último assisti ao programa “Altas Horas”, apresentado por Serginho Groisman. A atração se vangloria por ser “vida inteligente na madrugada”. Infelizmente não consigo enxergar inteligência naquele programa. Vejo um desfile de artistas que vão para a tv falar da sua vida pessoal e uma platéia incapaz de formular perguntas diferentes e críticas.

Pois bem. O “Altas Horas” exibido na madrugada do dia 23/12/08 contou com a presença do jornalista e crítico musical Nelson Mota e da dupla Zezé di Camargo e Luciano.

Em nossa sociedade as contendas entre particulares rendem audiência. Por isto acredito que o encontro entre a dupla sertaneja e o crítico não foi mera coincidência, pois é sabido que Zezé e Luciano e Nelson Motta andaram tendo umas desavenças por aí.

Incitado pelo apresentador do “Altas Horas” a discorrer sobre a contenda com a dupla, Nelson Mota foi bem mais tímido, por estar cara a cara com os seus criticados, do que quando o vi em outros programas falando sobre o estilo sertanejo. E disse Mota que não gostava do sertanejo por que não entendia aquilo, já que o jornalista fora criado no Rio de Janeiro, onde desde pequeno ouvia jazz e outros ritmos mais refinados.

Ora, caro leitor, cara leitora... Nelsinho Mota, além de num dado momento ter exagerado no elogio a Zezé di Camargo como intérprete, “esqueceu” de dizer as verdadeiras razões para que criticasse o estilo sertanejo. Ele sabe e entende muito bem por que critica as músicas do Danieis e Cia. Sabe muito bem que as letras são compostas de rimas paupérrimas, as harmonias são bastante simplórias e a mensagem é sempre a da dor de cotovelo.

E o pior é que Zezé se empolgou com os elogios recebidos como intérprete e se arriscou a cantar música de Tim Maia sem saber a letra. Noutro momento cantou só uns dois versos de outra música gravada por Tim, mas o suficiente para perceber o esforço gutural que pode fazer com que um dos cantores mais ricos do país perca a voz em alguns anos. Ô coisa feia, viu?

Comentários

Anônimo disse…
só pra dizer que é meu compositor favorito e meu orgulhinho musical! n canso nunca de ouvir tua musica! cheero, amigo! =**
Anderson Santos disse…
Eu assisti a esse programa, foi bizarra a cantoria do Zezé de Camargo tentando mostrar que sabia cantar MPB!
Belo texto meu amigo. Deve ter sido bizarro ver o Zezé tentando cantar Tim Maia né? O pobre deve tá se retorcendo no túmulo.
Anônimo disse…
bem, pra falar a verdade nunca assiste o programa altas horas, então não tenho condiçoes de criticá-lo. mas não é a 1° vez que zezé de camargo e Luciano passam vergonha´por querer cantar outros estilos sem ao menos saber a letra. adorei a parte de musica dor de cotovelo, o que sertanejo retrata sempre.
bju
É de rasgar o coração ver sua falta de sensibiidade...

Ainda hj me recordo do filme 2 Filhos de Francisco, acho que você não viu o filme para fazer tal critica ao nosso querido Zezé. Acredito q seja esse o motivo para q Nelson Mota n o tenha criticado.

Bem falando serio.

PQP esse programa é um chute nos quiba eeu lembro q qnd era mais novo só assitia ele pq esperava começa o Emanuelle na band e sempre me perguntav o pq desse "vida inteligente na madrugada". hj eu n o vejo mais, enjoei do Emanuelle :p
ainda prefiro a época que o slogan era o "fala garoto".
Edas disse…
O Ponto alto para mim foi quando o Luciano cantou uma versão de Hey Jude...e disse: " fiquei feliz porque descobri recentemente que essa música é dos Beatles" Pô o cara vive de "música" e não sabe disso...até meu filho de 6 anos sabe.

VAI SER BURRO ASSIM LÁ NOS RODEIOS ONDE ELE CANTA.
Maria Alguém disse…
Tô chocada com essa de Luciano não saber a autoria do Hey Jude... kkkkkkk

Salomão, bom texto! Também tô tentando entender o "vida inteligente na madrugada", principalmente quando o slogan é dito por pessoas, digamos, como Jamil ("tô solteiro, sou guerreiro".. arrrrg).
Anônimo disse…
po rra o zeze de camargo canta musicas romanticas o nelson motta e tempo dele passou qualquer musica romantica fala sobre um grande amor que começou ou acabou como Tim maia cantava ce voce nao gostou das letras do Tim maia e zeze escuta o creu cara lho ass eliane lima a pelada do bbb
Unknown disse…
O Zezé acabou com sua voz por falta de tÊcnica. O cara mostrava as veias do pescoço sempre quando cantava. Aquilo denota muita falta de tÊcnica. E agora ele fica aí com a voz toda ferrada e enchendo nossos ouvidos, mas ele já interpretou muito bem.

Postagens mais visitadas